História:

O povoamento do local iniciou-se em 1935, quando Henrique Pedro Ferreira, proveniente de Indiana, estabeleceu-se em terras do Município de Regente Feijó, pelos lados do rio do peixe.

 

Feita a derrubada da mata, iniciou o plantio do algodão e outras culturas, atraindo o interesse de muitos colonizadores, que formaram um povoado ao qual denominaram Santo Antônio.

 

O patrimônio em novembro de 1944 passou a Distrito de Paz, então com nome de Caiabu, que segundo alguns significa ″terra queimada″ (do tupi, segundo Theodoro Sampaio, ″ca-ybu″= fonte dos maribondos, ou caá-ybu″= olhos d′água da mata).

 

Formação Administrativa:

 

Distrito criado com a denominação de Caiabu, pelo decreto lei nº 14334, de 30-11-1944, subordinado ao município de Regente Feijó.

 

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Caiabu figura no município de Regente Feijó.

 

Elevado à categoria de município com a denominação de Caiabu, pela lei estadual nº 2456, de 30-11-1953, desmembrado do município de Regente Feijó. Sede no atual distrito Caiabu. Constituído de 3 distritos: Caiabu, Esperança d′Oeste (ex-povoado) e Iubatinga (ex-povoado, todos distritos criados pela lei acima citada. Instalado em 01-12-1955.

 

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.

 

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Caiabu, Boa Esperança d′Oeste (Ex-Esperança d′Oeste) e Iubatinga

 

FONTE: IBGE

 

 

Copyright © Câmara Municipal - Todos os Direitos Reservados

A Câmara

Vereadores

História

Hino

Telefones Úteis

Sessões

Deliberações

Publicações Oficiais

Ex-Vereadores

Notícias

Pesquisar

Fale com a Câmara

Comissões

Constituições

Consulta de Proposituras

Código de Postura

Downloads

Plano Diretor

Subsídios

Você Sabia?

Fotos da Cidade

Telefones Úteis

Links

Portal da Transparência

Cartilha Legislativo

Contas Públicas

Regimento Interno

Lei Orgânica

Licitação